Tá na Mídia ou o jargão de “midiatização” está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, seja nas redes sociais, nos noticiários ou até mesmo nas relações entre as figuras públicas. Entretanto, junto com as possíveis vantagens de termos nosso dia-a-dia mais exposto, este desenvolvimento vem acarretando uma série de desafios complexos para os gestores envolvidos.
Midiatização e o aumento da complexidade
O uso expansivo das novas tecnologias tem provocado o aumento da midiatização, ou seja, o fluxo de informações, ideias, preconceitos, notícias e interpretações que é transportado por mídias eletrônicas. Esta nova realidade está tornando a nossa sociedade cada vez mais informatizada e dependente do que é transmitido pelas mídias, assim como também cada vez mais complexa, já que ela é pautada por tópicos controversos e posicionamentos opostos que nem sempre querem ou conseguem se unir com o intuito de chegar a um consenso.
Desafios para a gestão pública
A midiatização vem trazendo muitos contratempos para especialistas em gestão pública, que são os responsáveis pelo gerenciamento de indivíduos, serviços e operações de todas as dimensões possíveis, sendo eleitas, admitidas e orientadas por comunidades inteiras. Estes profissionais precisam lidar com mudanças incessantes, por vezes contraditórias, que acompanham o desenvolvimento social acidentado que vem sendo impulsionado pela midiatização. Além do mais, os gestores envolvidos são inevitavelmente afetados quando é percebido desacordo entre sua condução e a opinião prevalecente entre aqueles que são midiatizados.
Especialização na área
Por causa desta volatilidade, cada vez mais cursos especializados na área estão sendo ministrados, oferecendo mais habilidades aos interessados em aprender mais sobre o assunto. Aqueles que se especializam podem desenvolver habilidades capazes de ajudar a lidar com este cenário transformativo, entendendo melhor os mecanismos internos e externos da midiatização e o que eles significam para a organização.
Conclusão
Assim, é possível ver que a midiatização está, sim, abrindo muitas portas — sejam elas boas ou ruins — para as relações dos envolvidos na gestão pública. Aqueles que buscam se especializar nesta área têm a chance de ter uma visão mais profunda dos mecanismos e desafios colocados pela midiatização, assim como, utilizar esta vantagem para melhorar o desempenho necessário na área. Acompanhe mais notícias e tendências sobre o tema na nossa newsletter e em nosso site para ficar por dentro dos acontecimentos.