A cada dia o civismo passa a assumir um papel de destaque quando se trata de comunidades online. Afinal, não é coincidência que a participação efetiva dos usuários tem sido fundamental para tornar todos esses ambientes mais inclusivos e saudáveis. Nesse sentido, a ciência da computação vem desenvolvendo ferramentas cada vez mais sofisticadas para estimular o envolvimento da comunidade.
Novos indicadores de engajamento para avaliação de comunidade
Em primeiro lugar, nem sempre indicadores tradicionais e populares de engajamento, como likes, seguidores e outros “cliques”, são suficientes para avaliar a efetividade de uma comunidade. Por isso, pesquisadores desenvolveram algoritmos que tornam possível aferir de forma contínua, precisa e confiável o impacto da atividade de um usuário em relação a diferentes grupos.
A inteligência artificial e a personalização de conteúdos
Por outro lado, a tecnologia também vem sendo desenvolvida para tornar os conteúdos personalizados e adaptados às conversas em andamento, com o objetivo de aumentar o engajamento dos assuntos. Em certos casos, ferramentas de inteligência artificial são utilizadas para exibir aos usuários postagens mais pertinentes com características definidas pelos próprios membros da comunidade.
Perspectivas Futuras
No que se refere às perspectivas futuras, tendências de detecção de comportamentos negativos na comunidade serão fortemente exploradas. Certamente, novas tecnologias serão desenvolvidas para filtrar e discriminar assuntos potencialmente prejudiciais ou impróprios numa comunidade. Por meio da monitorização contínua, espera-se que atividades eletrônicas que desrespeitem a ética ou as diretrizes da comunidade sejam reprimidas.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novas ferramentas de comunicação e desenvolvimentos para estimular o civismo online. Além disso, acompanhe no nosso site todas as novidades e informações atualizadas sobre comunidades online.